Eu tenho falado ultimamente sobre o fato das redes sociais serem as nossas melhores aliadas. E de fato elas são. Elas estão disponíveis de forma gratuita para todos e também possuem uma facilidade gigantesca de gestão e manutenção.
Muitos negócios ainda não conseguem gerar bons resultados através das redes sociais. Com isso, muitos empreendedores se frustram e perdem o ânimo de investir em redes sociais.
Isso acontece porque, muitas vezes, não possuem acesso ao conhecimento essencial para uma boa gestão de redes sociais.
Hoje falaremos um pouco sobre Redes Sociais para Negócios e como fazer tudo isso funcionar.
Basicamente precisamos seguir 3 passos:
- Conteúdo de Valor
- Impulsionamentos
- Relacionamento
O assunto 'conteúdo de valor' já está , de certa forma, saturado. Muitos empreendedores e gestores falam sobre isso. Mas apesar disso, precisamos levar esse tema para novos ouvidos e novos negócios.
Falaremos um pouco sobre a importância de criar e impulsionar nossos conteúdos para que a nossa mensagem consiga atingir novos consumidores e novas comunidades.
Não podemos deixar de falar também sobre um dos principais objetivos das redes sociais que é gerar relacionamentos fortes e duradouros entre consumidores e marcas.
01. Produção de Conteúdo de Valor
Um dos fatores que mais impactam as marcas é a geração de conteúdos de valor. Conteúdos de valor são aqueles que levam alguma mensagem importante para a vida dos consumidores. São conteúdos que conseguem informar, entreter e educar.
Basicamente, o conteúdo precisa gerar valor para a marca, para os produtos/serviços da marca e para os consumidores. Todos precisam se beneficiar e sentir que aquela comunicação trouxe benefícios úteis.
Como dito anteriormente, o conteúdo precisa basicamente informar, entreter e educar.
Informar
Precisamos manter os consumidores bem informados a respeito de nossos produtos, nossos serviços e nossa marca. Um consumidor bem informado adquire mais confiança. E quando os consumidores confiam eles compram.
Lembre-se dos três pilares abordados na Matriz 3Cs (conhecer, confiar e comprar).
Os consumidores primeiramente precisam conhecer muito bem os seus produtos/serviços e gerar uma confiança na marca para somente depois disso comprar.
Entreter
O entretenimento faz parte da vida das pessoas e a sua marca pode estar presente na vida delas nesse momento também. Podemos entreter e engajar a nossa audiência através de eventos, entrevistas, documentários, depoimentos etc.
Educar
As pessoas compram aquilo que elas entendem. Por isso devemos criar conteúdos que educam os nossos clientes a respeito de tudo o que for necessário para a aquisição de nossos produtos e serviços.
Lembre-se que tudo influencia no momento da compra. A reputação da marca, dos gestores, dos colaboradores. A qualidade do produto, serviço, atendimento, relacionamento etc.
Alguns vídeos complementares sobre o assunto:
Gestão de Redes Sociais. O que não pode faltar!
Redes Sociais para Negócios. Como fazer funcionar!
02. Impulsionamentos
O alcance orgânico das redes sociais está muito baixo. De nada adianta criarmos ótimos conteúdos que informam, entretém e educam a audiência se a mensagem não impactar a vida de novas pessoas.
Uma das funções das redes sociais é trazer novas conexões para a marca. Isso somente é possível através do aumento de visibilidade.
Uma das formas mais comuns de aumentar a visibilidade das marcas é investindo em impulsionamentos de conteúdos.
Podemos utilizar os anúncios patrocinados e fazer com que a nossa mensagem chegue a mais pessoas, aumentando assim, as chances de novos relacionamentos e novas vendas.
03. Relacionamento
Os conteúdos impulsionados não ajudam muito quando não conseguimos manter a nova audiência por perto.
Precisamos fazer com que mais pessoas conheçam a nossa marca através dos impulsionamentos mas, também, precisamos aquecer e engajar essas pessoas para que futuramente elas possam se tornar nossos clientes.
As pessoas gostam de se sentir valorizadas e essa valorização pode ser adquirida através de novas experiências.
Podemos gerar novas experiências para a audiência através de eventos, treinamentos, sorteios, brindes, campeonatos, ofertas exclusivas etc.
Conclusão
Precisamos investir em conteúdos de qualidade focados não somente no consumidor, mas também focados na marca e em seus produtos e serviços. Precisamos fazer isso de forma criativa. De uma forma que seja interessante, de algum modo, para os receptores da comunicação.
Precisamos investir em anúncios patrocinados para que a nossa mensagem alcance mais pessoas, gerando assim, novas oportunidades de vendas e de relacionamento a longo prazo.
Não podemos deixar de lado o investimento em comunicação voltada a relacionamentos. Algumas pessoas chegam despreparadas e desinformadas precisando, assim, de muita atenção para compreender os objetivos da marca para ela (consumidora).
E você? Tem aplicado algumas dessas ações em suas redes sociais? Deixe nos comentários.
Por hoje fico por aqui. Espero que o conteúdo tenha te ajudado de alguma forma. Te espero dentro de outros conteúdos.
Abraço. Equipe Criatize!