O mar está cada vez mais agitado. A cada dia que passa as empresas se vêem diante de desafios cada vez maiores. Desafios esses que precisam ser vencidos com garra, determinação e muita disciplina.
O artigo de hoje vai de encontro com as necessidades que muitos negócios têm de se planejar e se organizar para o campo de batalha.
Se você compreender e aplicar esses 3 pilares no seu negócio, o caminho se tornará mais fácil e a maioria dos riscos serão eliminados ou enfraquecidos.
Falaremos hoje sobre: Planejamento, Tática e Operação.
Esses 3 pilares são muito conhecidos para a maioria dos administradores que possuem algum conhecimento conceitual sobre gestão administrativa. Ao final desse artigo você conseguirá compreendê-los melhores e terá a oportunidade aplicá-los ao seu negócio.
Planejamento Estratégico (Direção)
Quando falamos em Planejamento Estratégico estamos falando praticamente de "direção".
Muitas vezes, estamos indo para o lugar errado e não temos ciência disso por não pararmos um pouco para pensar sobre nosso negócio e o que ele representa para nós e para a comunidade em geral.
Todos os negócios possuem, ou deveriam possuir, um papel único e importante na comunidade. Pergunte-se para si mesmo qual é o papel da sua empresa na sociedade. Marque as possíveis respostas em um papel e veja se você está indo para o caminho certo tendo essas respostas como diretrizes.
Todos os negócios possuem, ou deveriam possuir, um papel único e importante na comunidade.
Praticamente precisamos responder às seguintes perguntas:
- Para quê existimos?
- Para quem existimos?
- Onde estamos?
- Onde queremos chegar?
- Por que queremos chegar lá?
- Quando pretendemos chegar lá?
Responda essas perguntas com calma e mantenha-as sempre atualizadas.
Outra coisa que podemos fazer para fechar o planejamento estratégico com chave de ouro é definir nossa Missão, Visão e Valores.
Planejamento Tático (Preparação/Organização)
Ok. Já definimos para onde queremos ir. Mas ao definirmos isso outras perguntas podem surgir:
- Qual é o melhor caminho para se chegar lá?
- Quais são os recursos necessários para se chegar lá?
Essas duas simples perguntas irão nos colocar diante de muitas novas oportunidades, desafios e caminhos que, muitas vezes, passaram despercebidos diante de nossos olhos.
Aqui precisamos nos preparar para percorrer o caminho e ter acesso às melhores ferramentas e recursos que nos ajudarão a chegar ao destino com mais rapidez e segurança.
O ideal aqui é encontrar pessoas que já percorreram esse caminho e torná-las nossas aliadas.
Com isso garantimos o sucesso da nossa missão, economizamos tempo e nos livramos de investimentos e ações desnecessárias.
Plano Operacional (Plano de Ação)
Se você fizer um bom Planejamento Estratégico e Tático, o Plano Operacional se tornará simples já que se trata simplesmente de colocar a mão na massa e percorrer o caminho.
O Plano Operacional é bem sucedido quando temos a oportunidade de criar um cronograma de ações contendo:
- Ação que vamos fazer
- Motivo da ação
- Data de Início
- Data de Término
- Investimento
- Responsável
- Objetivos e metas a serem alcançadas.
É claro que o Planejamento Estratégico, Tático e Operacional vai muito além disso. Mas esse artigo pode servir como um ponto de partida.
Qualquer estratégia (bem pensada e planejada) é melhor do que estratégia nenhuma.
Espero que este artigo tenha te servido bem. Estamos aqui para simplificar o marketing e a aplicação do mesmo ao seu negócio.
Qualquer dúvida não deixe de entrar em contato comigo.
Grande abraço. Te espero no próximo conteúdo.