Pois bem. Vou mostrar para você nesse pequeno post alguns elementos que provavelmente não estão sendo aplicados no seu negócio. Empresas que colocam em prática essa metodologia melhoram seus resultados e no final do mês sentem que estão no caminho certo.
Hoje quero falar sobre 4 elementos que não deveriam faltar na rotina do seu negócio.
01. Planejamento
Eu sei que parece meio batido essa coisa de planejamento, mas, o que vejo por aí são negócios que não gostam de planejar as coisas e acabam colocando toda a energia na execução. O fim disso é um trabalho, muitas vezes, insatisfatório e ineficiente.
Nosso tempo é precioso e precisamos aproveitar ao máximo todos os movimentos que damos dentro do nosso negócio.
Para colocar um planejamento em prática basta responder à algumas perguntas sempre que for desenvolver uma atividade dentro da empresa.
- O que vamos fazer?
- Qual é a meta?
- Por que vamos fazer?
- Quem vai fazer?
- Quanto irá custar?
- Que resultados queremos alcançar?
Essas perguntas nos ajudam a avaliar melhor nossas ideias e nossas ações. Nos ajudam a perceber se de fato o que queremos colocar em prática vai valer a pena ou não.
02. Preparo
Pronto. Definimos o que queremos fazer. Agora precisamos saber “como” fazer.
O preparo vem para isso. Nada mais é do que fazer uma lista do passo-a-passo das atividades que queremos desenvolver.
Se marcarmos todos os passos em algum lugar corremos menos risco de erros e também garantimos que o projeto sempre saia do mesmo jeito (ou quase) não importando que faça.
A ideia aqui é criar modelos de aplicação para algumas atividades que são essenciais para a sobrevivência do seu negócio.
Quando criamos modelos estamos nos dando a oportunidade de aprimorá-lo e otimizado para entregar resultados mais rápidos e eficientes.
As perguntas que precisamos responder aqui é:
- Como vamos fazer isso?
- Existe uma forma melhor para se fazer essa atividade?
- Qual é o passo-a-passo?
03. Execução
Agora sim podemos colocar tudo em prática. Se você seguiu os passos acima pôde perceber que agora tudo ficou mais claro e objetivo. Nós só podemos colocar em prática aquilo que realmente valha a pena e que vá de encontro com os objetivos do nosso negócio.
Se fizemos um trabalho bem feito na etapa do Preparo basta seguir o checklist e medir o tempo que levamos para fazer a atividade.
Quando medimos o tempo damos a nós mesmos a oportunidade de otimizar esse tempo tornando a atividade mais eficiente.
04. Controle
O controle nada mais é do que fazer um bom acompanhamento.
Precisamos medir o resultado final e ver se tudo valeu a pena e se o objetivo foi alcançado, ou, até mesmo aproveitar essa fase do controle e otimizar ainda mais todas as etapas.
Espero que todas as etapas estejam bem explicadas. Futuramente esse conteúdo será transformado em vídeo para um melhor entendimento do assunto. É um assunto muito importante que merece uma atenção especial dentro de um projeto.
Qualquer dúvida deixe nos comentários ou me envie um email :). Vou adorar receber a sua mensagem.
Claudecir A. de Moura
claudecir@criatize.com