A comunicação sempre esteve presente em nossas vidas. Ela é a responsável por passar a informação adiante e gerar um relacionamento entre dois ou mais indivíduos.
Assim como as pessoas, as marcas também precisam se comunicar. Ela precisa mostrar para o mundo quais são seus atributos, seus valores, seus produtos e serviços e, até mesmo, qual é a sua visão de mundo.
Quando falamos em comunicar estamos falando em tornar algo comum. Ou seja. Aquela informação precisa ser compreendida por todos de uma forma simples. As pessoas acreditam no que elas conhecem e entendem. Já aqui, muitas marcas pecam quando deixam de se expressar da forma correta com os consumidores.
As pessoas acreditam no que elas conhecem e entendem!
Por que as marcas devem comunicar?
Tornar a marca mais conhecida. Quando criamos o hábito de comunicar criamos também oportunidades de novas conexões e novos relacionamentos. As pessoas gostam de marcas que sabem se comunicar com a comunidade na qual ela está inserida.
Valorizar seus diferenciais. Como foi dito antes: As pessoas acreditam no que elas conhecem e entendem. Sendo assim, é função da marca expor à comunidade os seus valores e os seus diferenciais. Como as pessoas vão compreender a sua marca se a mesma não se comunica com elas?
As pessoas colocam rótulos em tudo hoje em dia. E com as marcas não é diferente.
Posicionamento. As pessoas colocam rótulos em tudo hoje em dia. E com as marcas não é diferente. Sempre tem aquela marca que é mais barata, mais cara, que vende produtos bons, que vende produtos ruins, que enrola para entregar os produtos, aquela que deixa a desejar no atendimento… enfim, reflita sobre que tipo de imagem a sua marca está passando para a comunidade. Crie um rótulo para a sua marca e comunique isso antes que outras pessoas façam isso por você.
O papel da comunicação nas marcas
A comunicação basicamente serve para três coisas: informar, ensinar/educar e influenciar.
Informar. As marcas precisam manter a comunidade e os seus clientes bem informados. Quanto mais informação temos sobre algo mais fáceis se tornam as nossas escolhas quando precisamos comparar marcas, produtos e serviços.
Ensinar/Educar. Eduque a comunidade sobre a sua marca e sobre o que ela faz para melhorar o mundo ou a comunidade local. Transmita conhecimento e crie novas experiências para as pessoas que estão por perto da marca para que as mesmas possam ter uma boa lembrança da marca e transmitir isso para outras pessoas.
Influenciar. Se posicione de alguma forma e defenda aquilo que acha correto. Ninguém gosta de pessoas ou marcas indecisas. As pessoas gostam de seguir marcas que sabem o que querem e para onde estão indo.
Como criar uma boa comunicação?
Podemos criar uma comunicação mais assertiva utilizando modelos e programas de comunicação.
Os programas de comunicação servem para disciplinar a marca a fazer o que precisa ser feito e não deixar para amanhã. Nada mais é do que fazer um cronograma de ação e seguir o mesmo à risca.
Para melhorar os seus programas de comunicação algumas perguntas podem ser respondidas:
O que comunicar? Pense sobre as coisas que você poderia comunicar aos clientes ou à comunidade.
Por que comunicar? Toda comunicação precisa ter um motivo e um objetivo. Se não for assim nem vale a pena começar, pois, será apenas um desperdício de recursos.
Para quem comunicar? Defina o público-alvo da sua marca e descubra quais são as necessidades que precisam ser atendidas.
Onde comunicar? Defina os seus canais de comunicação. Podemos comunicar pelas redes sociais, eventos, blogs, vídeos, músicas etc. Escolha os canais de comunicação nos quais os seus clientes estejam presentes. Esteja onde seus clientes estão.
Como comunicar? Crie um cronograma do que você pretende comunicar. Coloque data de início, data de término. Crie um passo-a-passo da sua comunicação e coloque tudo em prática.
Futuramente vamos falar mais sobre comunicação. Vamos nos aprofundar mais no assunto para que você consiga de fato criar uma comunicação que realmente gere bons resultados para o seu negócio.
Espero que tenha gostado do conteúdo. Hoje fico por aqui. Um abraço e até breve!
Claudecir (Criatize Marketing)