No mundo digital, tudo se trata de encontrar o que procuramos da maneira mais satisfatória possível. Os consumidores procuram marcas com as quais se identificam e nas quais possam confiar e adquirir os seus produtos sem medo. Por outro lado as marcas procuram por novos consumidores e novos clientes. É uma via de mão dupla. O melhor de tudo é que ambas as partes podem se ajudar utilizando as estratégias certas de marketing digital.
Os internautas buscam por informação e conhecimento. Por outro lado as empresas procuram vender os seus produtos e serviços. Mas o que as empresas precisam saber é que na internet as pessoas procuram o "como" e não apenas o "o que". Como perder aquela barriguinha indesejável? Como aumentar minha renda através da internet? Como conseguir mais clientes? Como me dar bem na balada? Como viajar mais gastando menos? etc.
Utilizando essa mesma linha de raciocínio, nós separamos 3 estratégias simples que podem, ao mesmo tempo, ajudar os internautas que buscam por informação e conhecimento quanto as marcas que querem vender os seus produtos e serviços.
Milena tem um grave problema. Ela tem uma pequena loja de roupas no interior, em uma cidade que tem aproximadamente 60 mil habitantes. Até meses atrás ela vendia bastante e era uma referência em sua cidade. A coisa mudou de figura quando várias lojas abriram as portas para o mundo da moda e a guerra de preços começou. Muitas lojas surgiram e os consumidores tiveram mais opções de compra e poder de barganha. Manter clientes fidelizados se tornou uma tarefa difícil e menos prazerosa.
As contas não param de chegar e os clientes não param de sair :/
O que pode ser feito nesse caso? Fechar as portas e desistir dos seus sonhos? Mudar de profissão e tentar um mercado menos competitivo? Reformar a loja? Demitir pessoas?
Tem uma solução simples para isso e que vai requerer apenas um esforço de tempo e conhecimento sobre determinados assuntos corriqueiros do mundo digital que praticamente todos conhecem.
01. Presença Digital
O primeiro passo para vender através da internet é estar presente nela.
A primeira coisa a ser feito no caso de Milena é se preparar para o mercado digital. Não são todos que acreditam na web e essa é uma oportunidade de ouro para aqueles que acreditam. Podem sair na frente da concorrência e construir a sua marca no mundo digital. O digital é um mercado muito promissor, com grande possibilidades de crescimento e tem uma abrangência mundial. Todas as barreiras geográficas e culturais foram quebradas.
Existem diversas formas de se criar uma presença digital. Vejamos alguns exemplos simples.
Midias Sociais
Sem dúvidas a primeira opção para quem deseja entrar no mundo digital é cadastrar a empresa nas redes sociais que temos hoje disponível no mercado. Não é a única estratégia que devemos adotar mas já é um bom começo por não exigir nenhum investimento.
As midias sociais mais conhecidas são:
Uma das redes sociais mais conhecidas. Possui mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo e marca 1 bilhão de acessos diários. Praticamente todos possuem um perfil no facebook para se relacionar com os parentes e amigos e compartilhar um pouco de sua vida. Para as empresas é recomendado criar uma fanpage, e para isso, primeiramente é recomendado ter um perfil pessoal.
Crie um perfil pessoal. Esteja logado no facebook e clique aqui para criar a sua fanpage.
Observe todas as opções que precisam ser preenchidas. Coloque o máximo de informações possíveis na sua fanpage. Vamos listar abaixo algumas fanpages conhecidas e utilizar delas como exemplo.
https://www.facebook.com/cocacolabr/
https://www.facebook.com/GuaranaAntarctica/
https://www.facebook.com/RexonaBR/
https://www.facebook.com/lojasamericanas/
Youtube
Sendo o segundo buscador mais acessado do mundo, hoje possui mais de 1,8 bilhões de usuários ativos por mês. É o maior concentrador de conteúdos do mundo em formato de vídeo. Uma ótima opção para empresas que desejam exibir os seus produtos para mais pessoas utilizando para isso o poder dos vídeos.
Basta ter um celular com uma boa câmera, ter uma boa iluminação no ambiente e soltar a voz para o mundo. Para aqueles que não conhecem nada da plataforma existem diversos tutoriais livres pela internet e até treinamentos que podem te ajudar de uma maneira mais profunda e didática.
Basta ter um celular com uma boa câmera, ter uma boa iluminação no ambiente e soltar a voz para o mundo.
Lembrando que, para os amantes de vídeo, é necessário ter uma boa comunicação e postura. Saber como se vestir, como utilizar a sua voz, o que colocar no cenário etc. Também existem treinamentos para isso e que talvez possa te ajudar nesse quesito.
Crie o seu canal no youtube e utilize o poder dos vídeos a seu favor.
Não podemos deixar de fora a rede social mais acessada pelo público jovem. Hoje o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Dependendo do seu público-alvo, o investimento nessa rede pode te render muitos seguidores e compradores.
O ponto forte do Instagram são as imagens e vídeos. Para se ter um bom resultado nessa rede social deve-se trabalhar muito bem as imagens e saber se comportar diante das câmeras. Um cenário bonito e arrumado pode ajudar bastante e te colocar na frente da concorrência.
Caso sinta a necessidade de se aprofundar mais sobre o assunto também existem vários conteúdos e treinamentos sobre essa rede social na internet. Treinamentos são recomendados para quem não gosta de perder tempo procurando por conteúdos e ir direto ao ponto. Ter todas as informações que precisa em um único lugar.
Crie o seu perfil no Instagram e comece hoje mesmo a trabalhar as suas imagens e exibir os seus produtos e serviços.
Existem outras redes sociais que também podem ser utilizadas para divulgar os seus produtos e serviços. Fora as três citadas acima temos ainda o Google+, o Linkedin e o Pinterest que estão crescendo muito ultimamente e estão ganhando o seu espaço no mundo digital e atraindo um público mais segmentado.
Sites, Blogs e Marketplaces
Além das redes sociais, uma forma de criar presença digital é com o desenvolvimento do seu site, blog ou até mesmo uma loja virtual.
No caso de websites (sites), devemos investir em um domínio e uma hospedagem. No caso de blog podemos criar o mesmo de forma gratuíta em wordpress.com ou até mesmo instalar um blog dentro da sua hospedagem. Um recurso bastante utilizado é a instalação do site e do blog no mesmo servidor de hospedagem, assim podemos acessar os dois utilizando o mesmo domínio.
No caso das lojas virtuais, hoje existe no mercado muitas plataformas de marketplaces que permitem o cadastro gratuíto de seus produtos. Os marketplaces mais conhecidos são o Mercado Livre e a Elo7. Basta cadastrar os seus produtos nessas plataformas e divulgar os links nas redes sociais.
02. Estratégia de comunicação
Milena já criou a sua presença digital mas agora se deparou com outro problema. De que maneira devo divulgar os meus produtos? Que método utilizar? Existe fórmulas ou contra-indicações? Basta colocar as fotos dos produtos e sair oferecendo?
Bom. Basicamente é o que todos fazem. Saem publicando fotos aleatórias de seus produtos e oferecendo os seus serviços. Mas o que deve-se lembrar é que a maioria das pessoas não estão na internet com a intenção de comprar, mas sim com a intenção de resolver um problema, acabar com algum tipo de dor.
Para entender o que se passa na mente dos clientes, primeiramente deve-se organizá-los, separá-los em grupos onde cada membro desse grupo tenha necessidades parecidas.
Tente identificar na sua lista de clientes os seguintes itens:
- Genero
- Idade
- Classe Social
- Profissão
- Escolaridade
- Hobbies
Organizando os clientes
Fazendo uma organização dos seus clientes, Milena chegou ao seguinte resultado:
Genero:
78% feminino
22% masculino
Idade:
55% (18 a 25 anos)
32% (26 a 35 anos)
13% (36 a 51 anos)
Classe Social:
Classe C
Profissão:
65% trabalham como colaboradores de empresas
33% possuem cargo de supervisores ou gerentes
12% são empreendedores e possuem pequenos negócios tocados de suas casas
Escolaridade:
34% não estudam
76% estão fazendo graduações e algum tipo de especializações
Hobbies:
30% fazem academia
53% curtem festas e baladas
56% curtem viajar com os amigos e a familia
15% gostam de participar de eventos
48% praticam algum tipo de esporte
88% gostam de assistir filmes e séries
67% estão tentando fazer dietas
Depois da organização Milena chegou a seguinte conclusão:
01. Mais da metade de seus clientes eram do público jovem feminino da classe C;
02. Trabalham como colaboradores nas empresas;
03. Tem uma vida escolar ativa e fazem cursos de especializações;
04. Curtem festas e baladas, viajar com os amigos, assistir filmes e séries e fazem ou pesquisam sobre dietas.
Com base nessas informações pode-se tirar algumas informações importantes para iniciar a produção de conteúdos:
01. Precisamos produzir conteúdos para jovens do sexo feminino com uma linguagem simples;
02. O que a classe C quer na verdade é ser ou parecer classe B. Para isso devemos separar nossos produtos que tem cara de classe B para oferecer para essas jovens;
03. Trabalham como colaboradores e pretendem subir de cargo já que precisam pagar os estudos e bancar as viagens;
04. Fazem faculdade e querem futuramente abrir seus próprios negócios ou trabalharem em cargos elevados nas empresas;
05. Curtem festas, baladas, viagens, filmes, séries etc; logo são pessoas que gostam de sair e estar rodeado de amigos.
Produção de Conteúdo
Tendo como base as informações levantadas até agora, podemos criar vários tipos de conteúdos relacionados aos prazeres e necessidades dessas pessoas.
Veja as séries de conteúdo que foi desenvolvido por Milena:
01. Uma série de 10 vídeos mostrando roupas da classe C que são similares aos produtos utilizados pela classe A e B para causar uma boa impressão nas festas, baladas, viagens, trabalho etc;
02. Uma outra série de 10 conteúdos mostrando looks especificos para cada tipo de situação: festas, baladas, viagens, academia, cinema etc;
03. Entrevistas com profissionais de áreas relacionadas. Veja alguns profissionais entrevistados por Milena: Donos de academia, profissionais de estética, meninas modelos de cidades vizinhas, profissionais da saúde e nutrição, agências de viagens etc.
Sobre a Produção de Conteúdo
Como podemos observar, para fazer um bom trabalho de produção de conteúdo é necessário ter o máximo de conhecimento possível sobre os clientes e o mercado-alvo que pretende atender. Faça uma boa pesquisa e os seus resultados com a produção de conteúdo serão magníficos.
Para os profissionais que não tem tempo para a pesquisa e produção de conteúdo, existem outros profissionais que são especialistas no assunto e podem te ajudar.
Para os que pretendem se aprofundar mais na produção de conteúdo, é recomendável fazer um treinamento voltado para isso. Existem diversos treinamentos disponíveis na internet de forma gratuíta e outros de baixo investimento e de alto valor agregado.
Podemos concluir que o que devemos fazer de fato é levar conhecimento e informações úteis para as pessoas. No final de cada conteúdo podemos deixar um link para que as pessoas possam visitar a loja e conhecer os produtos, ou ainda, podemos deixar outras formas de contato pelo qual os clientes possam nos encontrar.
A web funciona como compartilhamento de informações e conhecimento. Ajuda mútua. Ajude as pessoas e elas reconhecerão a sua marca como autoridade e referência ara futuras indicações ou aquisição de produtos e serviços.
03. Aumentar a visibilidade da marca
Para que a produção de conteúdo funcione é preciso que esse conteúdo chegue ao máximo possivel de pessoas. Uma forma das formas mais eficientes de se fazer isso é criar anúncios patrocinados e impulsionamento de conteúdo através das fanpages do facebook.
Para os anunciantes de primeira viagem é recomendado o impulsionamento do facebook. Sempre que publicamos alguma coisa em nossa fanpage aparece um botão logo abaixo pedindo para impulsionar o conteúdo. Basta clicar nesse botão e ir seguindo as etapas.
Para os que já sabem impulsionar os conteúdos e mesmo assim querem aumentar ainda mais a visibildade da marca, o mais recomendável é fazer um treinamento voltado para a rede social desejada e aprender a fazer anúncios profissionais.
Além dos anúncios e impulsionamentos, o que podemos fazer é compartilhar o conteúdo em várias redes sociais, publicar no perfil pessoal do facebook e marcar os amigos, e ainda, pedir para amigos e conhecidos ajudarem na distribuição desse conteúdo em troca de algum benefício.
Resumo
01. Criar uma presença digital
Esteja onde os seus consumidores estão. Crie uma presença nas redes sociais. Se for possível, crie seu site + blog. Quem não é visto não é lembrado.
02. Criar um planejamento de conteúdo
Ofereça conteúdo de valor para seus seguidores. Crie um bom planejamento de conteúdo e nutra os seus seguidores com boas informações, boas dicas e tutoriais. Cliente bem informado compra mais.
03. Aumentar a visibilidade da marca
Não espere para ser encontrado. O alcance orgânico pode levar muito tempo. Impulsione os seus conteúdos através de anúncios patrocinados. Não precisa gastar horrores com os anúncios mas separe alguma quantia mensal para isso.
Conclusão
Como podemos observar, as estratégias são simples e podem ser aplicadas por qualquer pessoa. Basta um pouco de paciência, organização e planejamento.
Uma mente bem informada é a arma mais poderosa que existe para sobreviver no mercado digital.
Esperamos que conteúdo tenha ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida entre em contato conosco. Estamos prontos para atendê-lo e ajuda-lo da melhor forma possível.
Se entendermos a sua real necessidade podemos indicar o caminho certo para o seu negócio.
Grande abraço. Equipe Criatize.